
Como regularizar Veículos de Leilão
Leilão de carros é aquele tipo de negócio que chama atenção, principalmente de quem quer economizar ou busca uma oportunidade diferente e muitas vezes vantajosa no mercado. Mas será que realmente vale a pena? Isso vai depender muito do que você está procurando.
Se você quer pagar menos em um carro, seja ele 0km, seminovo ou até sucata para peças, os leilões podem ser uma ótima pedida. Além disso, muita gente que trabalha revendendo veículos ou lidando com peças costuma aproveitar essas oportunidades.
Umas das principais dúvidas é se realmente vale a pena, ou se é possível fazer seguro ou financiar um carro que passou por leilão, mas a resposta é sim, mas não é tão simples. As seguradoras, financeiras e administradoras de consórcio pedem algumas comprovações, como a garantia de que o veículo está tudo certo e regularizado.
Por isso, conhecer o histórico do carro é fundamental. Você não quer acabar com dor de cabeça depois, né? Por isso, realizar uma boa pesquisa é fundamental para que se realize um bom negócio.
Seja para economizar, revender ou aproveitar as peças, o leilão pode ser um bom negócio. Mas é sempre bom ir com calma, pesquise bastante e tome suas decisões com segurança!
O que é um leilão?
Um leilão é basicamente um evento onde os veículos são vendidos para quem der o maior lance. Essa prática é usada por órgãos públicos e empresas privadas, como seguradoras, locadoras e financeiras, que colocam à venda bens apreendidos ou desativados.
Nos leilões, dá pra achar todos os tipos de veículo, carros 0 km com pequenas avarias, veículos recuperados de financiamento, aqueles que foram pagos por seguradoras após acidentes e até modelos de frotas de locadoras. Os preços podem ser até 30% mais baixos do que no mercado tradicional.
Mas antes de se animar, é bom prestar atenção. Geralmente, eles só informam o básico sobre o carro, como a origem (se vem de seguradora, locadora, etc.) e se está funcionando. Detalhes sobre o estado geral do veículo raramente são fornecidos, então é sempre bom pesquisar bem antes de dar um lance.
Dá pra fazer um ótimo negócio, mas só se você souber o que está comprando e estiver preparado para lidar com eventuais ajustes no carro.
Posso licenciar um veículo de leilão?
A resposta é sim, é perfeitamente possível realizar o licenciamento anual de um veículo de leilão, mas claro que isso vai depender de diversos detalhes na documentação do carro.
Muitas pessoas ficam na dúvida sobre a documentação de um veículo de leilão, mas com exceção de veículos vendidos como grande monta (que são os carros que deram perda total), todos são possíveis fazer a regularização e licenciar normalmente, alguns de maneira mais prática e outros nem tanto.
Como regularizar carro de leilão?
Fazer um arremate de um veículo no leilão é algo que nos deixa felizes, pois comprar um veículo e ainda economizar um dinheiro é muito bom, mas o que precisa ser realmente feito após isso para que se possa andar com o carro tranquilamente é o que vamos te explicar aqui.
Mas antes de dar o lance, confira bem a descrição do lote. Pois em todos os lotes são especificados o tipo de sinistro que o carro sofreu, ou se apenas é de financeira ou demais tipos.
Para regularizar moto ou carro de leilão pode ter algumas diferenças, veículos recuperados de financiamento ou frota de empresas é mais simples de regularizar, basta apenas realizar o pagamento dos débitos pendentes (se houver) e fazer a transferência para o seu nome. Veículos com processo judicial, será preciso fazer uma petição e enviar ao juiz para que seja resolvido, mas isso pode variar de acordo com a vara que estiver, precisando as vezes de um advogado para auxiliar.
Já para veículos sinistrados, algumas regras e procedimentos devem ser feitos.
Pequena monta: Danos leves, neste caso, basta arrumar os danos do carro que ele já estará pronto para rodar e ser transferido.
Média monta: Danos mais sérios, precisa de reparo e passar na inspeção para pegar o Certificado de Segurança Veicular (CSV) que atesta o veículo apto a circular normalmente.
Grande monta: Irrecuperável. Só empresas credenciadas podem arrematar esse tipo de veículo para vender peças.
Inspeção
Se o veículo for de média monta, o próximo passo é a vistoria CSV para garantir que ele está seguro para circular. Para isso, você vai precisar de:
- CNH;
- Documento do veículo;
- Autorização prévia do Detran.
Leve tudo a um posto credenciado pelo Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia) e faça a inspeção técnica. Após realizar a vistoria e ser aprovado, siga os próximos passos.
Regularização
Com toda a Documentação em dia agora basta comparecer ao Detran para iniciar a regularização com os documentos a seguir:
- Nota fiscal do leilão;
- Auto de Leilão original;
- Comprovantes de pagamento das taxas DUDA (Documento Único do DETRAN de Arrecadação), GRD (Guia de Regularização de Débitos);
- Certificado de Registro do Veículo (CRV) ou ATPV-e ( Autorização para Transferência de Propriedade do Veículo) ;
- CSV (se for necessário);
- CPF ou CNPJ, comprovante de residência, e contrato social (para empresas).
Prazos
O prazo para dar entrada na regularização é de 30 dias depois que o leilão entregar a ATPV-e. Se atrasar, pode acarretar em multa e você ainda perde 3 pontos na carteira. Com tudo certo, o Detran pode levar até 90 dias para concluir o processo.
Dicas para comprar um carro de leilão
Está pensando em comprar um veículo de leilão mas não sabe como começar? Essa pode ser uma ótima ideia para economizar um bom dinheiro, mas é preciso ser consciente e ficar esperto para não transformar o que parecia um bom negócio em gastos que podem te prejudicar. Para te ajudar nisso, separamos algumas dicas essenciais para te ajudar a não ter prejuízos.
De Onde Vêm os Carros?
Os carros em leilão podem ter várias origens, e isso faz toda a diferença:
- Financiamento: O proprietário não conseguiu pagar as parcelas, o banco retomou o carro e está leiloando para recuperar o prejuízo. Esses geralmente costumam estar em bom estado, então são boas opções.
- Empresas: Carros que eram usados por empresas e tiveram, em sua maioria, uma boa manutenção durante o uso. Normalmente, são ótimas escolhas.
- Judiciais: Aquele carro que foi apreendido em processos judiciais. Pode ser uma boa compra, mas, às vezes, tem uma burocracia complicada para regularizar.
- Clássicos: Modelos antigos que costumam estar no leilão por escolha do dono, e não por problema. Ótima pedida pra quem gosta de colecionar ou revender.
- Sinistrados: Aqui o cuidado é dobrado, pois existem diversos tipos de danos. Tem os de “pequena monta” (dano leve, consertável), “média monta” (dano mais sério, precisa de vistoria) e “grande monta” (perda total, só serve como sucata).
Planejamento
Antes de ir dando lances sem pensar no futuro, pode não ser uma boa ideia, pois isso poderá sair caro, então é bom pensar em alguns detalhes e fazer as contas:
- Custo: Não é só o valor do lance que estamos falando, pois também tem as taxas do leilão, a comissão do leiloeiro (5% do valor arrematado), débitos do veículo e até transporte do carro. E se o carro precisar de conserto, já coloca isso no papel também.
- Valor: O ideal é que o carro fique pelo menos 20% mais barato que o valor de mercado. Se for pra revenda, mira em 35% de desconto.
- Análise: Não confie só nas imagens do site. Sempre visite o pátio do leilão para conferir o carro pessoalmente. Você não vai poder ligar o motor, mas pode ver o alinhamento das portas, sinais de pintura recente, estado dos pneus e desgaste interno. E se possível, leve aquele mecânico amigo pra ajudar.
- Edital: O edital é uma espécie de manual do leilão. Lá você encontra tudo o que precisa saber, como estado geral do carro, pendências como multas, IPVA e as taxas que vão ser cobradas.
- Lances: Leilões costumam ser rápidos, e a emoção pode te fazer dar um lance maior do que devia. Então, tenha um limite definido e respeite ele, só dê lance se tiver certeza que pode pagar, porque quem arremata e não paga pode ter alguns problemas sérios.
- Pagamento: A maioria dos leilões exige pagamento à vista, normalmente em até 5 dias, por isso sempre tenha esse dinheiro em mãos.
Dicas Auto Licenciamento
Prefira carros de frotas ou retomados de financiamento, que costumam ser mais confiáveis.
Pesquise bem a casa de leilões. Tem muito golpe por aí, então escolha leiloeiros conhecidos e registrados.
Compare o preço do carro no leilão com o valor de mercado para saber se está realmente valendo a pena.
Comprou um veículo com débitos no leilão? Não se preocupe, aqui você consegue realizar o parcelamento em até 12x sem sair de casa, assim você ainda ganha um fôlego sem precisar se preocupar com os custos.
Não perca tempo nem dinheiro, parcele agora mesmo seus débitos do carro na Auto Licenciamento.
Carro de leilão faz seguro?
Um carro de leilão que foi escolhido com um bom valor, sem muitos gastos, é uma garantia de economia se comparar com o valor dos mesmos no mercado tradicional, mas quando o assunto é seguro, é bom ficar ligado nos detalhes. Dependendo da origem e das condições do carro, nem sempre é tão simples fechar o contrato.
Para começar, muitas seguradoras só aceitam fazer seguro para carros de leilão se eles tiverem um laudo pericial emitido por empresas credenciadas ao INMETRO. Esse laudo basicamente garante que o carro está em boas condições e pode rodar sem riscos.
E como o carro veio de um leilão, é comum que o valor de mercado dele fique cerca de 20% abaixo da Tabela FIPE. Isso pode influenciar no valor da apólice ou no limite de cobertura. E se o carro veio de uma frota renovada ou de um leilão sem sinistro ou roubo, geralmente dá pra fazer o seguro numa boa, sem grandes problemas.
Se uma seguradora se recusar a fazer o seguro ou tentar te cobrar um absurdo só porque o carro veio de leilão, saiba que isso é contra a lei. O Código de Defesa do Consumidor (art. 39, IX) proíbe práticas abusivas. Ou seja, você pode e deve reclamar, caso isso aconteça.
Hoje em dia, várias seguradoras já trabalham com carros de leilão, mas ainda não são todas. Então, antes de contratar, vale dar uma boa pesquisada para achar a empresa que aceita as condições do seu carro e oferece os serviços que você precisa. > Sempre analise bem o que tá incluso no seguro e compare com outras opções. Nem sempre a primeira proposta é a melhor, então tenha paciência para escolher o que realmente vai te deixar tranquilo na estrada.
Posso financiar um carro que foi de leilão?
Muita gente acha que, só porque o carro veio de leilão, não dá pra financiar. Mas a verdade é que sim, é possível sim financiar um carro que foi de leilão. Só que muitas vezes pode aparecer alguns detalhes, nem todo banco ou financeira vai aceitar, e as condições podem não ser tão favoráveis, tipo entrada maior, juros mais altos ou prazos menores.
A questão é que o histórico de leilão, por si só, não é um problema, mas sim se o carro está regularizado, com a documentação certinha e pode rodar tranquilamente, assim, ele pode ser financiado. Mas aí entra outro ponto importante: o seu perfil financeiro.
O que pesa na hora do financiamento?
- Política do banco: Cada banco tem suas regras. Alguns são mais tranquilos e aceitam, outros podem dificultar e cobrar mais caro.
- Seu score: Ter um bom score de crédito, renda comprovada e tudo em ordem com o banco ajuda muito na aceitação do financiamento.
- O estado do carro: Se está tudo certo com o veículo, sem pendências ou bloqueios, já é uma grande ajuda para começar.
Antes de fechar negócio, faça uma pesquisa nos bancos e financeiras. Comparar as condições é essencial para evitar surpresas e fazer uma boa economia. No fim, financiar um carro de leilão pode ser uma ótima escolha, já que é um carro mais barato que o normal e ainda sendo possível realizar o pagamento parcelado.
É seguro comprar um carro de leilão?
Sim, dá pra comprar carro em leilão de forma segura, mas tem que prestar atenção em alguns detalhes. Leilões oficiais são cadastrados e fiscalizados, então, se você souber a procedência do veículo e estiver preparado para possíveis reparos, está tudo certo. Pesquise tudo sobre o leiloeiro, o evento e o lote do carro. Quanto mais você souber, menos chance de cair numa furada.
Outra dica bem interessante e que ajuda é dar uma olhada no site Leilão Seguro. Ele é atualizado todo dia e mostra uma lista de empresas e sites falsos pra você não cair em golpe.
Aproveite para ver como você consegue realizar o pagamento do IPVA 2024 atrasado e se livrar de problemas e multas.